Este site afasta-se do curto caminho e da pequena intenção de apenas divulgar o lado bom de Morretes.
Uma trilha mais íngreme e tortuosa parece ter-nos conduzido ao dever de criar um espaço crítico e educacional para aqueles que gostam de cuidar da nossa cidade.
     Este site pretende, afetuosamente, como o grito de um Bugio, espalhar pela serra e pelo litoral, ecos de uma ação cultural educativa. Não só para caboclos, pirimbus e caiçaras, mas sobretudo, educação para o visitante desatento às consequências do turismo predatório.

Se pudéssemos, bem que gostaríamos de atrair o bom turista para evitar o turismo "vale-tudo".
     Também entendemos que em Morretes, não se pode dividir três turismos distintos. Um para a Cultura. Um para a História e outro para o Meio Ambiente.
    
O turista não pode vir à Morretes só para satisfazer seu estômago, sentado à mesa de um restaurante. Ele tem que suar, caminhar pela história, beber aguardente e viver a cultura.
     História, Cultura e Natureza não estão separadas e por isto, o termo Ecologia Cultural nos parece ser o mais apropriado eixo de orientação deste site.
     Em 1997 nós elaboramos o JORNAL DO LESTE, uma tentativa ousada e incisiva de promover uma Ação Cultural em Morretes. Agora, contamos com você e este site para podermos costurar os retalhos da História, unir a sociedade e atrair o bom turista.

OBJETIVOS PRINCIPAIS DESTE SITE:
- Valorizar a História e a Tradição.
- Difundir a idéia de Ecologia Cultural.
- Aproximar Natureza e Cultura.
- Mediar o confronto entre Tradição e Modernidade.
- Questionar algumas promessas do Progresso e da Modernidade.

Voltar

Produção:
Prof. Gilberto Gnoato
Cesar de Moraes
CMoraes - Builder Propaganda